-
Arquitetos: B.E Architecture
- Ano: 2017
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: B.E Architecture, Brodware, Classicon, Eco Outdoor, Granite Works, Maruni, Minotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A marca desta residência de três pavimentos em Melbourne, Austrália, é sua iluminação. A casa dá uma sensação leve e etérea criada a partir da luz natural refletindo no granito da fachada, o que contrasta com o fato de terem sido utilizados 260 toneladas de pedra para fazer o acabamento externo da casa.
A materialidade também provoca contraste na forma geral da casa. A textura natural do granito é irregular, o que se opõe às linhas ortogonais do volume regular, que é assentado no terreno sem destoar de seu entorno.
Foram utilizados três tipos diferentes de granitos, tanto nos espaços internos quanto nos espaços externos. Mesmo que cada uma dessas pedras tenham sua própria personalidade, juntas elas criam uma uniformidade. Para isso foi necessário um trabalho intenso de detalhamento de arquitetura em conjunto com marcenaria e os construtores. Trabalhando juntos conseguimos criar uma variação sutil nos materiais que foram adaptados para poderem ser aplicados em diferentes situações. Em alguns lugares foi necessário entrar em contato com os fabricantes para que pudessem surgir respostas diferentes do padrão. Um exemplo foi na suíte master onde foi projetada uma banheira e uma bacia esculpida em um bloco sólido de pedra.
Apesar da solidez da estrutura, o espaço interno é iluminado e aberto, principalmente nas áreas de estar, onde as portas de vidro retráteis se abrem para o pátio adjacente.
O programa da casa respondia a uma família que estava saindo de uma grande casa de família para uma menor destinada aos pais. Ainda que a casa preveja acomodações para os filhos adultos do casal, seu foco são as atividades e necessidades do casal, como uma sala de estudo compartilhada, uma suíte master incluindo uma ducha externa em um jardim íntimo japonês, detalhe bastante inesperado para uma casa urbana.
Com uma abordagem mais holística, a equipe multidisciplinar conseguiu combinar todos os elementos de paisagismo, arquitetura de interiores e das plantas. O paisagismo responde ao desejo de ter um jardim diversificado sem a manutenção requerida por um gramado. Atrás da cerca de entrada, se estendendo um pouco para a rua, arbustos plantados com alecrim dão as boas vindas aos visitantes. A cozinha e outros espaços de estar têm vista direta para as plantas do terraço.
Originalmente publicado em Janeiro 04, 2018